Um dos principais motivos pelos quais as peças de couro estão na lista de desejos de muitas pessoas é o fato de serem artigos de alta qualidade e extremamente duráveis. No entanto, para que isso seja uma realidade, é preciso saber como cuidar do couro de maneira adequada.

É importante lembrar que esse material é bastante sensível e estraga com facilidade, por isso, se não for bem tratado, pode sofrer danos irreversíveis que diminuirão o tempo de vida daquela sua peça tão querida.

Para ajudá-lo na missão de cuidar bem da sua roupa de couro e fazer com que ela pareça sempre nova, separamos algumas dicas simples para você seguir.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura! 

Mantenha o couro hidratado

Assim como acontece com a nossa pele quando ela não está hidratada de maneira adequada, o couro pode sofrer um ressecamento excessivo que resultará em rachaduras.

Para que isso não aconteça e sua peça esteja sempre bonita e bem cuidada, é recomendado que você passe nela hidratante corporal sem cheiro ou glicerina, pelo menos duas vezes ao ano.

Após aplicar o produto, deixe-o agindo por alguns minutos e remova o excedente com um pano limpo. Você também pode optar por produtos específicos para o cuidado com o couro e seguir as instruções de uso.

Guarde as peças em local adequado

Couro e lugares muito fechados ou abafados são duas coisas que não combinam, pois esse material precisa respirar, caso contrário, ele poderá embolorar. 

O ideal é que de tempos em tempos você deixe as portas do seu armário abertas para facilitar a ventilação ou leve as peças a um local bastante arejado.

Não é aconselhável guardar itens de couro em sacos plásticos fechados, pois eles criam um ambiente abafado que facilita a proliferação das bactérias. Prefira os sacos feitos de TNT ou algodão.

Não deixe o couro em contato com o calor

Outra dica muito importante para quem deseja aprender como cuidar do couro é afastar-se das fontes muito intensas de calor, como o Sol e o ferro de passar roupas.

As peças de couro não devem entrar em contato direto com o ferro de passar. Caso elas estejam muito amassadas, o melhor é colocar um pano entre a peça e o ferro, assim, o material não será danificado.

O sol, além de provocar o ressecamento do couro, também causa uma descoloração indesejada no material, por isso, se a intenção é manter suas peças com o aspecto de novas por mais tempo, deixe-as secar sempre à sombra.

Não armazene as peças molhadas

A água é outro elemento que deve ser abandonado quando o assunto é o couro. Precisa higienizar sua peça em casa? Passe um pano limpo e levemente umedecido e espere até que a roupa esteja totalmente seca antes de guardá-la.

Fique atento às instruções de uso e conservação

Lembre-se de que você tem uma aliada importante na hora de cuidar das suas roupas: as instruções de uso e de conservação.

A Rêve, por exemplo, coloca tags informativos em todas as suas peças de couro. Manter-se sempre atento a essas informações é essencial para que você saiba quais são os cuidados necessários para prolongar a vida da roupa.

Pronto! Agora que você entendeu como cuidar do couro adequadamente, poderá manter suas peças lindas e perfeitas para usá-las por muito mais tempo!

Gostou do conteúdo e quer saber um pouquinho mais sobre o assunto? Então continue navegando em nosso blog e leia o artigo “Por que incluir roupa de couro no meu armário?

Escreva um comentário